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WHEY PROTEIN

Whey Protein é a proteína do soro do leite. Colabora na construção e manutenção das fibras musculares. É, portanto, um excelente auxiliar para os praticantes de musculação e para os que buscam maior definição muscular.Também é um antioxidante poderoso e aumenta as defesas do organismo.

A whey protein é indicada para quem quer emagrecer, sem perder massa magra, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápido que outras proteínas. Também é fundamental para os que fazem dietas muito restritivas e para atletas, mas beneficia qualquer pessoa. Nos  EUA ela e outras proteínas isoladas estão sendo utilizadas no tratamento de câncer e HIV.

É a fonte protéica com maior valor biológico encontrada na natureza (VB 100).Para se ter uma idéia, o valor biológico (VB) do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 a 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a  80. 85 g (2,5 porções) de whey protein fornece, em média, 335 kcal/ 66g de proteína/ 5 g de lipídeos. Comparando com 85 g de carne (uma porção pequena) temos:

Carne                      Calorias                Proteínas           Lipídeos
Bovina                            240                          23                    15
Suína                             275                          24                    19
Frango                           140                          27                      3
Peru                              135                          25                      3
Avestruz                          97                          22                      2

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Alimente seus músculos
 

Um fator importante da whey protein, é a alta concentração de glutamina e BCAA. Comparando com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.Entretanto não é aconselhável utilizar somente  whey protein, ou outros suplementos alimentares, como fonte de proteína em sua dieta. Você deve inserir também alimentos sólidos, principalmente peito de frango, clara de ovo e peixes.

Outro fator essencial na whey protein é sua rápida absorção, de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos e outros nutrientes.Seu corpo, após uma atividade física, precisa repor as energias. Se você ingerir apenas a whey protein ele transforma essa proteína em glicose para suprir essa necessidade. Por isso é mais indicado tomar a whey no pós-treino junto com a dextrose ou a maltodextrina, pois esses carboidratos vão repor os estoques de glicogênio, além de ajudar no transporte de nutrientes para dentro das células, por conta do pico de insulina que esses carboidratos de alto índice glicêmico irão causar.

  Atletas consomem cerca de 25g de whey protein por dia. Doses muito altas não são recomendadas porque sobrecarregam os rins.

Atualmente são encontrados diversos tipos de whey protein no mercado, tais como whey isolada, hidrolisada, concentrada e ultrafiltrada. A principal diferença entre elas é a maior concentração de proteínas por dose, presença de carboidratos, lactose e gorduras (a isolada não possui nenhum dos três) e velocidade de absorção (a hidrolisada é a melhor neste quesito).

Muitas vezes encontramos produtos com  um mix de 2, 3 e até os 4 tipos de whey protein, bem como as caseínas  micelares, que chegam a conter 6 tipos de proteínas, 4 de whey, 1 caseína e 1 albumina. Caseínas são extraídas da própria whey protein, sua absorção é mais lenta e chega a levar horas, ideal para ser ingerida antes de dormir ou pela manhã.

As principais vantagens de fazer o uso de whey protein  são :

  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
  • Possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
  • Previne a perda muscular
  • Agiliza a recuperação muscular
  • Fortalece os ossos.

 

 

 

 

 

 

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