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TRX – Treinamento em suspensão

 

O TRX é um método de treinamento suspenso, ideal para quem não tem tempo de ir à academia e quer fazer a atividade física onde estiver como, por exemplo, em casa, em uma viagem ou ao ar livre. Ele é baseado num treino de força e equilíbrio, com características funcionais e requer a estabilização de todas as articulações nos exercícios.

O material é leve e portátil. Por meio do uso de cintas de nylon macias ou mesmo cordas elásticas com grande resistência, o método TRX trabalha o corpo todo, de forma equilibrada, proporcionando uma condição física excelente ao praticante. A carga usada neste treino é o próprio peso do corpo da pessoa que está praticando, se transformando assim, em uma resistência variável e permite que cada um escolha o grau de dificuldade dos exercícios, somente por meio de mudanças na posição do corpo.

Um dos benefícios que pode ser atribuído ao treino TRX é a segurança que ele promove. Dificilmente a pessoa se machuca. Por ser um exercício auto limitante, se o praticante estiver fazendo de forma incorreta ele não consegue realizar o exercício. O aparelho possibilita práticas estáveis, de sustentação ou com movimentação. Atua nos músculos mais internos do corpo, possibilitando um aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência muscular e das articulações de quem  pratica. A médio e longo prazos, garante benefícios duradouros, como melhora na coordenação motora e na postura corporal, aumento da rapidez de resposta a estímulos externos e definição do tônus muscular.

Também é ótimo para quem deseja eliminar aqueles quilos extras adquiridos pela ausência de uma dieta equilibrada e falta de atividade física constante. Em média, pode-se perder de 400 a 500 calorias durante 40 minutos de exercícios. Combinado com atividade aeróbica de alta intensidade, como esteira e bicicleta, a queima de gordura pode ser maior, podendo dobrar a quantidade de calorias gastas com o treino

Qualquer pessoa pode praticar. Se for iniciante é necessário ter uma orientação profissional e acima de tudo, uma liberação médica. O método se adapta a qualquer pessoa independente da sua condição física, proporcionando um treino seguro e eficaz. A intensidade varia conforme o ângulo. Quanto mais inclinado, maior o esforço. O tempo ideal de treinamento é de 30 a45 minutos, três vezes por semana.

Algumas regras de segurança devem ser observadas como evitar pisos escorregadios, escolher bem o local no qual se fixará o aparelho, para que ele fique firme e seguro. A postura na hora da prática e o auxílio de um profissional nas primeiras vezes também merecem uma atenção especial.

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CrossFit PILATES

 

A ORIGEM DO TREINAMENTO EM SUSPENSÃO.

 

Em galpões, alojamentos e submarinos, Randy Hetrick e seus companheiros Fuzileiros Navais da Marinha norte-americana (Navy SEAS) precisavam encontrar um modo de manter seu pico de condicionamento fisico durante longas missões oficiais em espaços limitados e sem acesso a equipamentos de treinamento.

Usando cordas de paraquedas, uma faixa de karate e criatividade, Randy construiu a primeira versão do que seria o TRX Suspension Training, originando um inovador sistema de treinamento físico.

Após deixar o comando do grupo de elite da Marinha para obter seu MBA, Randy aprimorou o TRX, criando uma ferramenta de nível profissional e uma metodologia eficiente de treinamento. São centenas de exercícios funcionais que podem ser modificados para usuários com qualquer nível e qualquer objetivo de fitness.

Hoje, pessoas do mundo inteiro já utilizam o TRX: atletas profissionais, clubes de ponta, treinadores e personal trainers, exército e militares dos EUA e todos os praticantes de atividades físicas que buscam eficiência, diversão e desafio.

 

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