the like button " />

Teste do Movimento Funcional

teste funcional

  O Teste de Movimento Funcional é um método simples, usado para avaliar e quantificar a habilidade do praticante para executar os movimentos básicos da ginástica e da musculação.

Criado por  Gray Cook e Lee Burton, o FMS – Functional Movement Screen,  analisa os padrões de movimentos primitivos com base em um score (notas) de avaliação que ajudam na detecção de desequilíbrio de mobilidade e estabilização, auxiliando o desenvolvimento de uma periodização adequada para cada atleta. Muitas vezes o que acontece em programas de condicionamento ou força muscular é que a pessoa apresenta padrões fracos ou inadequados de movimento, que são realizados repetida e indefinidamente. Movimentos ineficientes causam compensações que podem afetar as articulações. Movimentos compensatórios podem levar a micro lesões musculares e ligamentares.

Realizando o teste, o praticante terá a oportunidade de conhecer melhor o seu corpo e aprender a executar os exercícios de maneira correta e o professor poderá prescrever  séries de exercícios mais seguras e eficazes.

Antes desse formato mais simplificado de avaliação funcional outra versão do teste, mais sofisticada, mantinha-se como um recurso disponível apenas em centros de excelência como o laboratório de medicina esportiva SportsLab ou o Laboratório de Estudo do Movimento da Universidade de São Paulo. Feita com instrumentos mais precisos, ela é destinada a um público predominantemente formado por atletas e pessoas com nível médio ou avançado de atividade. “A avaliação funcional mais básica que chega às academias é realmente útil para revelar especificidades do movimento que o indivíduo fará no dia a dia ou na academia. Mas praticantes de alta performance não estão dispensados de outros testes funcionais”, diz o ortopedista Arnaldo Hernandez, chefe do grupo de Medicina do Esporte do Hospital das Clínicas de São Paulo.

[saiba mais]

A GINÁSTICA FUNCIONAL

 A avaliação é composta por sete sequências de movimentos para mensurar o equilíbrio, a estabilidade, flexibilidade, velocidade, agilidade, força e potência e resistência aeróbica. Os exercícios que fazem parte do teste são básicos e simples: agachamento, passada sobre a barreira, afundo, flexão do quadril, flexão de braços, mobilidade dos ombros e estabilidade do tronco.

Imagens : IstoÉ (21/05/2012)

 

teste funcional.1jpg

teste funcional3teste funcional4teste funcional6

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Teste do Movimento Funcional

Deixe o seu comentário