the like button " />

Os benefícios da trufa

tartufo_bianco_alba

Trufas são um tipo de cogumelo, sem hastes, geralmente descobertos sob o solo, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros abaixo da terra e estabelecem uma relação de simbiose com as raízes de árvores como o carvalho, pinho, faia, e nogueiras. Por ser incapaz de realizar a fotossíntese, captura nutrientes das raízes das árvores. Já as árvores extraem os sais minerais vindos das trufas.

São encontradas principalmente na Europa, incluindo várias partes da Itália, TRUFAFrança, Eslovénia e Croácia. Na Ásia, algumas variedades estão localizadas na China, juntamente com no Oriente Médio, embora haja também alguns tipos nativo do norte da África.

A trufa é formada por duas partes: o fruto (comestível) e as raízes, chamadas Micelium, responsáveis por sua produção. O nome da casca da trufa é denominado Peridium e sua parte interna é chamada de Gleba, onde ficam as sementes que recebem o nome de esporos. Possuem aspecto de mármore negro e bege e podem ser pequenas, grandes, circulares ou irregulares. Fatores como temperatura, umidade, grande quantidade de água e composição do terreno são fundamentais para o desenvolvimento deste fungo. Cada variedade demanda por um clima específico.

cane_tartufoA colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que podem localizá-las por meio do olfato. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.

Consideradas uma iguaria desde a época romana, na culinária do campo, como principal ingrediente para vários pratos ou como aromatizante e guarnições para diferentes especialidades. As trufas gourmet,comestíveis, que estão sendo empregadas em diversos restaurantes, incluem as trufas francesas Preto, as trufas italianas brancas, as trufas chinesas, e as trufas de verão.

Muito apreciadas pelo sabor e aroma característicos as trufas são ricas em água, contendo cerca de 80% a 90% em sua composição. Possuem também outros nutrientes, o que faz da trufa, um alimento nutritivo e saudável:

  • É uma boa fonte de proteínas. Trufas têm elevado teor de proteínas variando de 20 a 30 por cento para cada porção. Especialistas dizem que as trufas são excelentes fontes de proteína, o que é muito ideal, pois estes contêm todos os aminoácidos necessários para uma boa alimentação para os seres humanos.
  • Possui também carboidratos. O elemento principal da trufas e cogumelos na principal são os hidratos de carbono derivados de glicogênio e quitina, também chamado  celulose, que é um dos componentes da parede da célula fúngica. Entretanto, em comparação com outros vegetais, as trufas têm proporções inferiores de carboidratos.
  • Baixo teor de gordura. Como é vegetal, trufas são ideais para pessoas que não podem e não querem consumir muita gordura. Quando secas, têm apenas cerca de 2 a 8 por cento de gordura , principalmente gordura bruta e compostos lipídicos, tais como ácidos gordos, esteróis, fosfolipídeos, glicerideos e ácido linoleico.
  • É livre de colesterol. Este é provavelmente o maior benefício para a saúde.

As trufas brancas são muito apreciadas por chefs de cozinha devido ao seu inigualável aroma. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante. As melhores safras ocorrem em outonos chuvosos, pois as trufas precisam de muita umidade para crescer.

As trufas negras (Tuber melanosporum) exalam aroma menos acentuado, superfície mais rugosa e são mais resistentes ao manuseio. Ao contrário das brancas, podem ser lavadas em água.

A trufa negra já foi chamada de “Diamante Negro” ou “Pérola Negra” devido à sua raridade.

Na nossa página de Receitas Saudáveis você vai encontrar algumas receitas saborosas utilizando trufas e produtos trufados.

 

 

 

 

 

 

 

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Os benefícios da trufa

Deixe o seu comentário