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O Spinning

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O Spinning – também chamado de Ciclismo Indoor – surgiu no final dos anos 80 nos EUA como forma de variar a forma convencional do pedalar em uma bicicleta estacionária, assumindo mais efetivamente alterações dos componentes essenciais de uma atividade física que seriam frequência cardiaca (FC), velocidade, intensidade, tempo e motivação.  Ao praticá-lo você naturalmente entra num programa individualizado obtendo um alto gasto calórico (emagrece com eficiência), fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhando uma ótima melhora de VO2 máx (condicionamento cardiorespiratório) o qual pode prepará-lo também para outras atividades.

SPINNING2É uma aula feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a modalidade que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treinamento. Ao som de músicas selecionadas e apropriadas, o professor conduz sua aula, buscando a melhoria da performance do aluno. A medida que vão pedalando, os praticantes são inspirados a fazer coreografias com os braços no ritmo da música, ou até mesmo criar por si mesmos. As aulas têm duração de 40-60 minutos, onde são simulados vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de ladeiras e pedaladas no plano, em paisagens diversas (depende da criatividade do professor). Na bicicleta existe um graduador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum, onde cada pessoa controla o ritmo de acordo com a sua resistência.

A primeira técnica que o aluno aprende é como pedalar sentado no plano. Depois como pedalar sentado com carga. O próximo passo é aprender a pedalar em pé no plano e depois, em pé na subida. Depois de adquirir mais habilidade em sentar e ficar de pé, o aluno aprende os jumps (saltos) que compõem uma técnica mais avançada, combinando as técnicas; sentada e em pé.

Ainda num estágio futuro está o Sprinting que é uma corrida de curta distância, na qual a pessoa pedala num ritmo crescente por um determinado tempo. À medida que o praticante progride, outras técnicas e conceitos serão introduzidos. Além da posição do corpo, há três posições básicas para apoio das mãos, que ajudam a eliminar a fadiga dos ombros, cotovelos e punhos.

Aproximadamente, são gastas 475 calorias em uma aula de Spinning de 40 minutos de duração. Este valor foi determinado em uma pesquisa feita com 6 indivíduos com diferentes capacidades de VO² max, ou seja, vários níveis de condicionamento físico. E foi notado que ,à medida que o VO² max subia, o gasto calórico também subia durante as aulas.
Segundo pesquisas recentes, aproximadamente um indivíduo com o condicionamento físico de nível médio entre 30 – 35 anos gasta em média 700 calorias em uma hora. É mais do que o gasto calórico de uma aula de natação ou de uma corrida.

    ATENÇÃOspinning

    Mesmo sendo uma atividade intensa e de alto gasto calórico, é considerada segura e prazerosa, desde que o indivíduo respeite as normas de segurança, durante as aulas. Para que isso ocorra é necessário que o indivíduo saiba seus limites máximos e mínimos da FC de treinamento, através do teste de esforço na Avaliação Física.

[saiba mais]

Mountain Bike, Musculação também queima gorduras

 

Dicas importantes:

  • É essencial controlar a freqüência cardíaca para medir o esforço durante o exercício. Identifique a sua zona de F.C. de treinamento e respeite-a, pois podem existir diferentes níveis de condicionamento e adaptação dentro da mesma classe;
  • Tenha sempre uma garrafa de água e uma toalha por perto;
  • Ajuste adequadamente a altura do selim;
  • Ajuste a altura do guidão;
  • Ajuste o firma pé;
  • Conheça o sistema de frenagem;
  • Prenda os cadarços dos tênis;
  • Cuidado com a postura;
  • Use um tênis de cano baixo e sola reforçada na parte anterior;
  • Use roupas justas e confortáveis e de preferência bermudas alcochoadas, especiais para aulas de ciclismo;
  • Se for sua primeira aula, avise o professor para que ele lhe oriente;
  • Limpe a sua bicicleta após o uso;
  • Chegue 10 minutos antes da aula;
  • Faça pelo menos duas aulas por semana, para obter resultados satisfatórios;
  • Respeite as orientações dadas pelo professor;
  • Nunca tire os pés dos pedais sem antes parar de pedalar.

 

 

 

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