the like button " />

Durma bem com a melatonina

dormir_bem_dicasMelatonina é um hormônio lipossolúvel e hidrossolúvel que ocorre naturalmente.Conforme nossos olhos registram o cair da noite, a glândula pineal (localizada no centro do cérebro) inicia a produção de melatonina para auxiliar o nosso organismo a regular o ciclo do sono (ciclo circadiano). A escuridão é um requisito absoluto para a sua produção e liberação e a luz rapidamente suprime a sua síntese. Quando o indivíduo acorda e recebe a luz intensa do sol da manhã a melatonina se transforma em serotonina, hormônio do bom humor.

Os níveis de melatonina são muito abundantes nas crianças, diminuem a partir da puberdade  reduzem-se seguidamente e podem chegar  a 90% a partir dos 70 anos. Durante o envelhecimento a produção de melatonina sofre um declínio gradual. Nas pessoas com idade superior a 75 anos, o seu ritmo de síntese nas 24 horas é somente uma pequena fração daquele observado nas pessoas de 20 a 30 anos, o que faz atribuir à melatonina um possível papel nas fases iniciais e no desenvolvimento das doenças degenerativas da idade.

A melatonina tem sido sugerida para a insônia, readaptação causado pelo fuso horário (jet lag), sistema imunológico frágil, colesterol alto, propriedades do anti-envelhecimento e saúde cardiovascular. Ela neutraliza os efeitos da tensão e estresse, e reduz o declínio gradual do sistema imunológico que o acompanha. Numerosos estudos demonstram que ela protege contra o câncer e contra os efeitos tóxicos da quimioterapia. Restaura o funcionamento da tireóide e aumenta a população de linfócitos T. A pesquisa mostra também que suplementos de melatonina permitem reduzir a hipertensão, para resistir melhor aos resfriados e prevenir grandes números de doenças associadas ao envelhecimento

A melatonina desempenharia, ao lado de outros sistemas de defesa, papel protetor contras os radicais livres de oxigênio, diminuindo a incidência das doenças degenerativas da idade e interferindo no próprio envelhecimento celular. Recentemente, descobriu-se que a sua ação primaria independe da interação com receptores, possuindo o efeito de funcionar como um potente varredor do radical hidroxila, a mais poderosa espécie reativa tóxica do oxigênio. A melatonina também é capaz de estimular a atividade da glutationa peroxidase, cuja função é metabolizar o peróxido de hidrogênio, precursor do radical hidroxila.

Como a melatonina está mais concentrada no núcleo das células do que no citoplasma, existem evidencias de que ela não somente está presente no núcleo como também se encontra ligada ao DNA, à cromatina ou à heterocromatina. Tais fatos nos levam a pensar sobre um dos efeitos mais importantes da melatonina: proteger o DNA dos efeitos devastadores do radical hidroxila, a proteção contra o câncer.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, que sofra de insônia pode se beneficiar da melatonina. O suplemento de melatonina é exatamente um produto de síntese idêntico ao hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, que traz múltiplos benefícios e, por ser natural, não possui efeitos colaterais nem induz a dependência, além de não perder a eficácia ao longo do uso. A sua lipossolubilidade a torna de fácil absorção pelo trato gastrointestinal e mucosa bucal ou olfativa.

O sono facilitado pelo suplemento de melatonina é natural, correto e de melhor qualidade que o sono provocado por soníferos. Quem utiliza melatonina acorda sempre disposto e bem descansado. E é particularmente eficaz para acabar com os transtornos do ritmo circadiano que resultam do trabalho noturno. Além disso, o hormônio preserva a arquitetura natural do sono, inclusive o tempo e a duração das fases de sonho caracterizadas pelo movimento rápido do olho (a fase REM – rapid eye movement).

saiba mais
  • Nenhum artigo relacionado

DHEA

 

 

melatonina

 

Na SALLUTAR Suplementos vc encontra esse e outros produtos que vão te auxiliar a manter a saúde e combater os radicais livres : http://www.sallutarsuplementos.com/vitaminas-nutraceuticos

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Durma bem com a melatonina

Deixe o seu comentário