the like button " />

Glucosamina, Condroitina & MSM

 

 

20Glucosamina é uma substância de ocorrência natural (aminoaçúcar), produzida pelo organismo humano dentro de células denominadas condrócitos a partir de moléculas de glicose, na presença de glutamina (um aminoácido essencial). Está presente em nossas articulações e é capaz de estimular a produção de componentes estruturais das cartilagens e articulações e promover a absorção de enxofre, mineral constituinte dessas estruturas.

Com o envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir níveis suficientes de glucosamina, no entanto com a suplementação podemos ter níveis adequados dessa substância, recuperando e melhorando o funcionamento das articulações.

Suplementos fontes de glucosamina já demonstraram conseguir manter nossas articulações resistentes e saudáveis através da lubrificação e restauração dos tecidos conectivos. A glucosamina ganhou imensa popularidade devido à sua habilidade de lubrificar e ajudar na regeneração da cartilagem, ligamentos e tendões. Fortalecer os tecidos conectivos ajuda a manter articulações saudáveis e flexíveis para servirem de amortecedores eficientes de impacto e combater lesões causadas por treinos intensos, exercícios repetitivos ou os efeitos naturais da idade.

Dados científicos recentes mostram que, para o tratamento específico dos sintomas da osteoartrite, o sulfato de glucosamina reduz especificamente a degradação estrutural da cartilagem.

 

Indicações:

tratamento da artrose, primária ou secundária (dor e limitação do movimento), da osteocondrose, espondilose, condromalácia patelar, periartrite escapulo-umeral. Reumatismo articular; redução de lesões artrósicas com ação antiinflamatória, rigidez articular e diminuição de mobilidade articular; protetor das cartilagens. Fortalecimento dos tecidos conectivos (cartilagem, ligamentos e tendões), mantendo-os saudáveis e resistentes. Regeneração de cartilagem danificada para reparar as funções da articulação e mobilidade, e ajudar na recuperação de lesões. A glucosamina pode agir de forma mais efetiva quando junto da vitamina C, ajudando o corpo a produzir e estabilizar colágeno saudável nos tecidos conectivos.

 

Condroitina é um glicosaminoglicano (CAG), tipo de proteoglicano com predominância na substância base da cartilagem e ossos, como também aparece em outros tecidos conectivos e forma também a substância base dos vasos sanguíneos. É o maior constituinte da cartilagem, promovendo estrutura, retenção de água e nutrientes, permitindo que outras moléculas se movam através da cartilagem, uma importante propriedade, devido à falta de sangue nesta estrutura.

A produção de sulfato de condroitina é essencial para o crescimento da cartilagem e seu reparo  por inibir a ação das enzimas que a destroi. No entanto, o processo de produção desta substância declina com a idade, sendo também rompida devido ao estresse ou dano. Sem sulfato de condroitina suficiente a integridade da cartilagem declina seriamente. A produção anormal de radicais livres devido a diversos fatores, incluindo dieta, inflamação e infecção promovem a liberação em excesso de enzimas que degradam a cartilagem e inibem a produção de proteoglicanos e sulfato de condroitina. A produção de sulfato de condroitina é também inibida por deficiências nutricionais e principalmente por drogas antiinflamatórias e corticosteróides, constantemente prescritas para o tratamento de artrite.

Experiências clínicas têm demonstrado melhora na função motora da articulação, reduzindo dores e inflamações  e uma real reparação da articulação art_sinovialdegenerada. Esta reparação inclui notável melhora do volume e quantidade da matriz conectiva da articulação e do fluído sinovial.

Uma suplementação de sulfato de condroitina  inibe ambas as enzimas que degradam a cartilagem e outras enzimas que possam bloquear o transporte de nutrientes pela cartilagem, em adição aos benefícios da reposição de nova cartilagem e aporte de nutrientes.

O sulfato de condroitina também acelera a cicatrização de úlceras e feridas e também promove a saúde cardiovascular através da ativação de enzima digestiva de gordura denominada Lipase, na superfície interna dos capilares. Isto previne o acúmulo de gordura e o bloqueio do fluxo sanguíneo através dos capilares.. Foi constatado que, durante um longo período de suplementação, mudanças de arteriosclerose permitiram que a morte por doença cardiovascular fosse quase eliminada.

A glucosamina e a condrotina são úteis pois :
  • estimulam a produção de componentes estruturais das cartilagens e articulações;
  • promovem a absorção de enxofre;
  • auxiliam na recuperação e melhora o funcionamento das articulações;
  • mantêm uma estrutura saudável e função da cartilagem nas suas articulações;
  • apóiam o movimento e flexibilidade;
  • melhoram as condições artríticas e degenerativas das articulações;
  • recuperam a falta e/ou decomposição do líquido sinovial;
  • diminuem os danos nos músculos, tecidos, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, e nervos das articulações;
  • diminuem a inflamação dos discos na coluna e também a inflamação das articulações já velhas e para as dores no nervo ciático;
  • contribuem para a construção e manutenção do tecido conjuntivo e dos fluídos lubrificantes do organismo, incluindo tendões, ligamentos, cartilagem, osso, pele, líquido sinovial, etc.

 

Concentração Usual e Modo de Administração:

A dose diária preconizada para a glucosamina é de 1500 mg  Deve-se administrar 400 mg de condroitina 2 ou 3 vezes ao dia ou 1.200mg, 1 vez ao dia, junto as principais refeições.

Para promover a produção de cartilagem, a associação de glucosamina, manganês e vitamina C à condroitina tem sido empregada.

Para condroitina associada a glucosamina, deve-se seguir a seguinte posologia:

· Para pessoas pesando menos que 55,0 kg: 1.000 mg de glucosamina mais 800 mg de condroitina.

· Para pessoas pesando entre 55,0 e 90,0 Kg: 1.500 mg de glucosamina mais 1.200 mg de condroitina.

· Para pessoas pesando mais que 90,0 Kg: 2.000 mg de glucosamina mais 1.600 mg de condroitina.

 

MSM – é uma forma natural de enxofre orgânico encontrada em todos os organismos vivos, apresentando maior concentração nos fluidos e tecidos e órgãos do corpo humano, tais como músculos, cérebro, cabelos, unhas, epiderme e ossos, totalizando 0.25% do peso corporal. O enxofre é necessário à síntese da vitamina B1, vitamina C, biotina e ácido pantotênico. É essencial para a síntese do colágeno e é predominante na queratina, uma substância indispensável para a saúde e manutenção da pele, unhas e do cabelo.

Acredita-se que o MSM alivia a dor por diversos mecanismos de ação. Pode inibir a transmissão de impulsos da dor ao longo das fibras nervosas do tipo C, aumentar o fluxo do sangue, e reduzir os espasmos musculares. Além disso, MSM age como um agente antiinflamatório, uma vez que, ele aumenta a permeabilidade da células, tornando mais fácil a excreção de toxinas por elas, melhorando assim a absorção de nutrientes. Juntamente com a glucosamina e a condroitina é responsável por manter a elasticidade e  a flexibilidade do tecido conectivo e cartilagens das articulações.

 

Pode ser utilizado :

  •  como analgésico
  •  no combate ao lúpus
  • para diminuir os efeitos da osteoartrite
  • contra a cistite intersticial
  •  anti acne
  •  para diminuir a fadiga crônica
  •  no fortalecimento de unhas e cabelos
  •  como anti oxidante

Em conjunto com a glucosamina e a condroitina pode ser utilizado :

Gluocosamina sulfato………………1500mg
Sulfato de condroitina……………..1200mg
MSM…………………………………..375mg

 

Na SALLUTAR Suplementos você encontra :

Vitacost-Glucosamine-Chondroitin-And-MSM-844197015405

 

Glucosamine, Chondrotin & MSM 240 caps

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Glucosamina, Condroitina & MSM

Deixe o seu comentário