the like button " />

Dieta DETOX

855151_faca-um-detox-poscarnaval-com-receitas-de-sucosA dieta detox pode ser usada por alguns dias ou mesmo por meses.  Pode ser um começo e um incentivo para quem precisa mudar os hábitos alimentares ou apenas para limpar o organismo e repor os nutrientes perdidos, assim como deixá-lo mais saudável e até para emagrecer rápido, fácil e de uma forma eficaz .

Esta dieta geralmente restringe alguns alimentos, como os que têm lactose, glúten, gordura, açúcar e cafeína, por exemplo. Um dos objetivos é evitar a entrada de toxinas e estimular a eliminação. Isto ajuda no bom funcionamento do intestino, que forma uma barreira e age como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Com isso o fígado não fica sobrecarregado e consegue trabalhar da forma correta.

O próprio organismo faz um processo de desintoxicação, mas a quantidade de toxinas a que uma pessoa está exposta é muito maior do que a capacidade física de eliminá-las. As toxinas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade. Elas estão presentes nos alimentos, no ar poluído, nos medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até em cosméticos, como cremes e perfumes. Além do ganho de peso e da dificuldade para perdê-lo, geram problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim, e aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças.

Uma das dicas para proteger o fígado e um dos princípios da dieta detox é diminuir as frituras, que têm grande quantidade de gordura saturada e podem sobrecarregá-lo e, consequentemente, não conseguir eliminar as toxinas.

Beber bastante água, ingerir vegetais, frutas e legumes e fazer atividade física regularmente, para que a gordura acumulada seja metabolizada com maior facilidade são também algumas das regras desta dieta. A dieta pode ser incrementada com um suco detox, uma água de limão, chás próprios entre outras opções. Medicamentos que não sejam estritamente necessários, não se estressar, não fumar, uso do micro-ondas e de produtos de limpeza e cosméticos muito fortes também é bom evitar.

O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias. No início é natural que haja enjoo, acne, dermatite e dor de cabeça. Isso acontece porque há muitas toxinas saindo do corpo. Passada essa primeira fase, não é preciso ser tão radical, mas apenas manter a boa alimentação com moderação e equilíbrio.

Alimentos proibidos: industrializados, farinha branca, açúcar, sal, café, carnes vermelhas, defumados, laticínios, embutidos, massas, bebidas alcoólicas e alimentos que contêm glúten.

Alimentos permitidos: frutas, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos integrais, castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extra-virgens e chás. Além de beber muita água, sempre, e praticar exercícios físicos.

 

[Saiba mais] : Receitas desintoxicantes 

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Dieta DETOX

Deixe o seu comentário