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BCAA

BCAA é a abreviação de “Branch Chain Amino Acids” (aminoácidos de cadeia ramificada). Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo. Os BCAA constituem até 35% da sua massa muscular e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos.

Mais de 20 aminoácidos são necessários para a construção de músculos e para a manutenção de importantes funções vitais. Seu corpo pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, que são os chamados “aminoácidos essenciais”.

Os BCAA são aminoácidos essenciais. Ajudam na redução da fadiga muscular, favorecem a recuperação muscular, reduzem a perda de outros aminoácidos existentes no músculo durante o exercício físico e ajudam nosso corpo a absorver proteína. Além disso, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

Os aminoácidos que compõem o BCAA são :

  • L-Valina,
  • L-Leucina e
  • L-Isoleucina.

Como agem os BCAA?

Durante um  treino intenso, o corpo normalmente entra em um estado catabólico, que é a perda de massa muscular. Nesse momento, se não existem nutrientes necessários para abastecer seu organismo durante o treino, ele começa a retirar aminoácidos presentes nos seus músculos para suprir as suas necessidades de energia. O treinamento intenso causa uma elevação do cortisol, acarretando a destruição de proteínas musculares, liberando aminoácidos (grande parte BCAA’s).

Devido à musculatura ser tão rica em BCAA, eles são requisitados pelo organismo durante momentos de estresse ou exercício intenso. O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a liberação desses BCAA’s retirados dos músculos. Além de serem queimados na musculatura em ação, os BCAA’s são uma fonte alternativa de energia para quase todos os tecidos do organismo. Por isso é importante fornecer estes aminoácidos durante esses períodos de estresse, para que esse sinal não seja dado. Devido a isso, muitos atletas utilizam suplementos que contenham BCAA’s.

Os BCAA agem como transportadores de nitrogênio, que auxilia os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular, ou seja, combinam aminoácidos mais simples para formar todo um tecido muscular mais complexo.

Ao fazer isso, os BCAA estimulam a produção de insulina, cuja principal função é permitir que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares e usado como fonte de energia. Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

Em resumo, fazer uso de BCAA antes e durante o treino, irá aumentar sua performance e postergar a fadiga, favorecendo ainda em dietas restritivas a perda de gordura e a manutenção da massa muscular.

BCAA como Otimizadores Cerebrais

BCAA’s parecem acarretar uma melhora nas capacidades mentais: os estudos em atletas demonstraram que o comportamento e a função cerebral eram otimizadas quando os BCAA’s eram ingeridos antes do exercício. A bioquímica que está por trás deste efeito parece ser propiciada pela habilidade dos BCAA’s prevenirem que outro aminoácido essencial, o triptofano, adentre a barreira cerebral e seja convertido em serotonina, um neurotransmissor responsável por fazer você se sentir contente, porém cansado.

BCAA para fortalecer o Sistema Imunológico

A suplementação de BCAA fortalece o sistema imunológico pois mantêm os níveis de glutamina no sangue estáveis após o exercício. Este efeito foi demonstrado em triatletas que utilizaram BCAA durante uma prova. Ao final, os níveis de glutamina dos voluntários eram similares ao encontrado antes do início da competição, enquanto aqueles que receberam o placebo tinham os níveis de glutamina deprimidos e apresentavam uma maior incidência de sintomas de infecção.

Como tomar?

Pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados de crescimento muscular.

Ingerir os BCAA’s imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora seus resultados e seu desempenho.

Tomar os BCAA’s junto da alimentação pós-treino ou de um shake de recuperação irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

Os  BCAA’s também são encontrados em alimentos ricos em proteínas. Quanto maior a qualidade da fonte de proteína, maior a quantidade de BCAAs. Fora de todas as fontes de proteína, whey protein tem o melhor conteúdo de BCAA.

 

 

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