the like button " />

As regras do futebol americano

 

 live89324_250px-2004_northeastern-navy_game_quintin_mitchellfutebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football (“futebol”, emportuguês), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bolaem território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150 kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.

 O JOGO

O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone) com a posse da bola (touchdown), ganhando 6 pontos e direito a pontapé livre a gol por mais 1 ponto extra, ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem, ao invés de um pontapé livre ao gol, um passe ou uma corrida.

Duração, chute inicial e safety punt

O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos . As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. Se um jogo estiver empatado ao fim do tempo regulamentar, joga-se um prolongamento. Os prolongamentos obedecem ao método de “morte súbita“, o que significa que a equipe que pontuar primeiro, seja de que forma for, ganha.

Um chute inicial (kickoff, em inglês) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada Field goal ou uma tentativa de conversão depois de um touchdown. O chutador da equipe chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 35 jardas. A bola deve ser chutada a partir do chão (e não no ar) e segura, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes.

Usa-se um safety punt para reiniciar o jogo depois de um safety, mas isso não acontece com frequência. A equipe que foi derrubada na sua zona final (ou endzone) e, portanto, concedeu dois pontos à outra equipe, faz do punt (chute onde a bola é chutada no ar) sua linha de 20 jardas.

Formas de pontuar

Pode-se conquistar pontos das formas seguintes:

  • Touchdown(6 pontos), é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização (endzone, uma parte de 10 jardas colorida no final de campo) do adversário. Conquistar umtouchdown é o principal objetivo da equipe que ataca.
  • Um field goal, que vale 3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas de gol atrás da endzone. (Se a tentativa for falhada, a bola é devolvida à linha de scrimmage original – na NFL, o local do pontapé -, e a posse é dada à outra equipe.) É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória. Existe também o drop-kick semelhante a jogada do Rugbi mas esta jogada é extremamente rara no jogo atual,o último foi feito por Aaron Fitzgerald da University of LaVerneThe em 10 de novembro de 1990 contra Claremont-Mudd-Scripps pela NCAA.
  • Um safety, com o valor de 2 pontos, é obtida quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.

Explicação do jogo

Um jogo consiste de muitas jogadas individuais. A vasta maioria dessas jogadas são escaramuças. Cada jogada de escaramuça (scrimmage) é live89324_300px-titans_texansum de uma série de downs atribuída à equipe que detém a posse da bola. Estes dois conceitos, de scrimmage e de downs, são fundamentais para o futebol americano e são o que o distingue, e ao futebol canadense, da maior parte das outras formas de futebol.

Num primeiro down, à equipe com a posse de bola são dados quatro downs’ (tentativas) para tentar ganhar 10 jardas (têm um “first and ten”, o que significa que têm um primeiro down e que precisam de dez jardas para conseguir outro primeiro down). A linha que uma equipe deve atingir para ganhar um primeiro down é chamada linha a conquistar. À equipe com posse de bola chamada-se equipe ofensiva e à outra equipe defensiva.

Jogadas de scrimmage

Cada down é uma jogada de scrimmage. Antes de cada jogada de scrimmage, as duas equipas alinham-se em lados opostos de uma linha de scrimmage, que é determinada pelo ponto onde a bola ficou na jogada anterior. Esse ponto é, na maioria dos casos, a linha de jarda onde a bola parou na jogada anterior adicionado ou subtraído de jardas de penalidade que possam haver. Um down, ou jogada de scrimmage, começa com um snape termina quando a bola fica morta por qualquer razão. Um snap é uma entrega entre as pernas do central aoquarterback, ou um passe entre as pernas do central ao quarterback ou possivelmente a outro jogador como umpunter ou um transportador para uma tentativa de field goal (gol de campo). A bola pode ficar morta, terminando o down, porque um jogador na sua posse é empurrado, ou porque o seu progresso é parado, ou porque sai dos limites do campo, ou porque um passe em frente fica incompleto.

 

live89324_250px-ncaafootball_transparentHá dois métodos para fazer avançar a bola, mantendo a sua posse:

  • Correr com a bola - O quarterback, que é o jogador que geralmente fica com a bola depois do snap, pode correr com ela ou, o que é mais frequente, entregá-la ou fazer um passe curto para um running back, que se transforma no transportador de bola. A maior parte dos outros jogadores de ataque têm tarefas de bloqueio.
  • Um passe em frente – Um passe em frente só pode ser feito numa jogada de scrimmage e de uma posição atrás da linha de scrimmage. Deve ser feito para um receptor válido (qualquer jogador que não seja um extremo interior). Um passe completo é um passe que é apanhado por um receptor válido. O jogador pode correr com a bola depois de a apanhar. Um passe incompleto é um passe em frente em que a bola bate no chão ou sai do terreno de jogo, caso em que no ponto em que o passe termina, a bola fica morta e é posta na linha de escaramuça anterior para a jogada seguinte. Uma interceptação é um passe que é apanhado pela defesa, o que transfere a posse de bola para a equipe defensiva, que pode correr com a bola.

Situações de quarto down

Se uma equipe utilizar todos os seus quatro downs sem ganhar o número de jardas necessárias para obter um primeiro down (são 10 jardas, inicialmente) a posse de bola é transferida para a outra equipe. As situações de quarto down são, portanto, opcionais. O ataque tem três opções: avançar, chutar a bola no ar (punt) ou tentar um field goal(gol de campo).

Com as suas substituições ilimitadas, o futebol americano é altamente especializado e a maioria das equipes têm três “times”: time de ataque, time de defesa e o time de especialistas. Existem muitos jogadores especializados em cada uma destas unidades. Alguns jogadores podem só ser usados em certas situações.

A equipe de futebol americano pode contar com até 53 jogadores inscritos. Simplificando, as posições são:

Ataque

  • Quaterback (QB): O quarterback é a peça mais famosa do futebol americano. É a peça central do ataque, encarregado de distribuir a bola. A bola quase sempre passa primeiro pelas mãos do quarterback, não importando se a jogada será realizada por terra ou por ar.

Suas funções são: -

- Formar um huddle – a reunião rápida dos jogadores para combinar a estratégia de cada jogada.

- Comunicar aos companheiros as instruções recebidas do técnico.

- Conferir a posição dos jogadores.

- Analisar o posicionamento da defesa adversária, para ver se a jogada terá efeito.

- Se necessário, fazer um audible – mudar a jogada para um “plano B”.

- Dar o sinal vocal para o início da jogada.

- Executar a jogada planejada.

Recebedores

  • Wide-receivers (WR): Têm a função de penetrar rapidamente, sem bola na defesa adversária. Uma vez no território adversário, se torna alvo dos passes do QB.
  • Tight end (TE): Mistura de recebedor e bloqueador, sua principal função é impedir que os defensores adversários cheguem ao seu QB. Mas em muitas jogadas, o TE também pode receber passes.

Running Backs

  • Halfback (HB): Carregam a bola em jogadas terrestres, partindo antes da linha de scrimmage numa recepção chamada handoff
  • Fullback (FB): Abre caminho para o corredor, também bloqueia para o quarterback em jogadas pelo ar. Pode receber a bola para uma jogada terrestre pela sua força, tentando ganhar mais jardas.
  • Slotback (SB): O slotback é semelhante ao wide receiver, mas também tem muitas das mesmas características que um running back, se alinha mais perto da linha ofensiva, mas atrás dos tackles. Bloqueiam e recebem, assim como TEs.

Linha de bloqueadores

  • Center (C): Dá início à jogada, passando a bola por baixo de suas pernas para o quarterback, logo atrás dele. Esse movimento se chama snap.O Center se posiciona no meio da linha de bloqueadores e, além de ótimo bloqueador, deve ser rápido.
  • Offensive guard (OG): Os guards são sempre dois e ficam um de cada lado do center. Têm responsabilidade em tudo que acontece no miolo da linha. Sua função nos passes é bloquear os defensive tackles adversários.
  • Offensive tackles (OT): Os tackles são dois e ficam ao lado dos guards, cuidando cada um de uma extremidade da linha. Seu trabalho nas jogadas aéreas é proteger o quarterback, normalmente bloqueando os defensive ends adversários.

 DefesaFUT.AMERICANO 2

  • Defensive tackles (DT): jogam no meio da linha de defesa.
  • Defensive ends (DE): jogam nas pontas da linha de defesa.
  • Linebackers (LB): jogam logo atrás da linha de defesa, avançam para fazer tackles e as vezes fazem cobertura em passes curtos.
  • Cornerbacks (CB): “marcam” os wide-receivers.
  • Safeties (SS ou FS): responsáveis pela cobertura.
  • Kicker (K): chuta os field goals e Kick off´s.
  • Punter (P): faz os punts e também podem dar os Kick off´s
  • Holder (H): segura a bola para um chute do kicker. Em alguns times, principalmente nas ligas univesitárias e colegiais, o quarterback também joga como holder.
  • Kickoff specialist (KS): Só alguns times possuem, jogador que só da os Kickoff`s
  • Punt returner ou Kickoff returner: devem agarrar uma bola chutada e correr o máximo que der para frente.

Penalidades

Penalidades contra o ataque

  • Saída falsa (False Start) (5 jardas) – quando um jogador se move antes do snap de uma maneira que simula o início da jogada (salvo a casos de audibles).
  • Movimento ilegal (5 jardas) – quando mais do que um back (corredor) está em movimento no momento do snap
  • Deslocamento ilegal (5 jardas) – quando a linha não está parada antes do snap.
  • Formação ilegal (Ilegal Formation) (5 jardas) – quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage.
  • Atraso no jogo (Delay of Game) (5 jardas) – quando se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada (que são 40 segundos a partir do término da jogada anterior) antes do snap.
  • Recebedor não elegível avançado (5 jardas) – quando um lineman está à frente da zona neutra antes de um passe para frente. Um jogador de linha ofensiva não é elegivel para receber o passe, a exceção quando o quarterback comunica ao juiz que o jogador em questão irá se posicionar como recebedor.
  • Passe em frente ilegal (5 jardas e perda de down) – quando o passe frontal é feito a frente da linha de scrimmage, ou quando é realizado um segundo passe em frente na mesma jogada.
  • Segurada (holding) (10 jardas) – quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio.
  • Interferência no passe ofensivo (10 jardas) – quando há interferência do jogador de ataque em uma interceptação iminente.
  • Intentional Grounding (10 jardas e perda de um down) – quando o quarterback faz um passe frontal com intenção iminente de se livrar da bola, sem visar um recebedor em potencial.
  • Clipping (15 jardas) – quando o bloqueador derruba o defensor pelas pernas (rasteira

Penalidades contra a defesa

  • Bloqueio ilegal (15 jardas) – quando há um bloqueio ilegal, por trás ou abaixo da linha dos joelhos.
  • Offside (5 jardas) – jogador da defesa a frente da zona neutra na hora do snap.
  • Running into the kicker (5 jardas) – ocorre quando há situação de tackle iminente sobre o kicker, estando ele sem a posse de bola.
  • Interferência no passe (Pass Interference) – interferência corporal do defensor sobre um recebedor durante uma recepção de passe frontal.
  • Agressão ao punter (15 jardas) – quando o punter sofre contato depois de ter feito o punt.
  • Agressão ao passador (roughing the passer) (15 jardas) – quando o quarterback é empurrado depois de fazer um passe em frente.
  • Encroachment (5 jardas) – jogador de defesa toca um jogador de ataque antes do snap.
  • Zona neutra (neutral zone)- (5 jardas) – quando o defensor atravessa a linha de escaramuça antes do snap

Penalidades contra qualquer equipe

  • Demasiados jogadores em campo (5 jardas)
  • Agarrar a máscara facial (Face Mask) (15 jardas) – se for intencional, 15 jardas (Desde 2008 todas as faltas por agarrar a máscara são consideradas faltas de 15 jardas). Um simples toque na máscara facial do adversário, sem a agarrar, não é ilegal.
  • Conduta Anti-Desportiva: Quando um jogador faz algo que não é permitido, como uma violação flagrante de uma regra, ou uma falta por causa de provocação do jogador adversário ou até mesmo com um comportamento que, segundo a liga, não condiz com a conduta de um profissional. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador.

 

[saiba mais]

A HISTÓRIA DO FUTEBOL

 

 

 

 

 

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for As regras do futebol americano

Deixe o seu comentário