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Alimentos que auxiliam na queima de gordura

Os alimentos termogênicos são aqueles que fazem o organismo gastar mais energia para digerí-los.

Estes alimentos são grandes aliados para o emagrecimento. Aceleram o processo de queima de gordura do corpo, ao mesmo tempo que saciam. São eficazes desde que ingeridos logo na primeira refeição da manhã, para adequar metabolismo do corpo.

Frutas e legumes, quando ingeridas ao mesmo tempo que alimentos calóricos, agem eliminando a gordura antes que ela seja armazenada. O segredo para evitar o aumento de peso, é emparelhar o consumo destas frutas e legumes com queijos e carnes, num exemplo.

Essas frutas são aquelas ricas em fibras e celulose. Trata-se das maçãs, tangerinas, goiabas e laranjas. Outra muito eficaz para a perda de peso é a melancia. Elimina as toxinas do corpo, e retira o excesso de água. É recomendada para amenizar o inchado, ou após a ter comido muitos alimentos com alto teor de sódio.

Para emagrecer comendo, outra alternativa são os legumes. A maioria têm fibras solúveis. Na prática, quando digeridos, esse legumes formam uma espécie de gel no estômago. E o corpo precisa trabalhar mais que o normal para digerir este gel. Logo, o organismo terá que queimar muita energia para digerir cenouras, alcachofras, berinjelas, brócolis, aipo e tomates.

O corpo também recebe uma grande ajuda para eliminar gordura quando nutrido com as fibras insolúveis. As insolúveis têm um poder extra de movimento pelo trato digestivo, e normalmente levam consigo os resíduos e as toxinas.
Se estiver constipado, ou inchado, as fibras insolúveis ajudam a combater estes sintomas, e ainda promovem a perda de peso. A lista destes alimentos inclue a mostarda, a couve, o feijão verde, a couve de bruxelas e o espinafre.

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Alimentos termogênicos ; Musculação também queima gordura ; Dieta duas vezes por semana é mais eficaz que todos os dias

Algumas fontes de proteina também podem auxiliar no processo de emagrecimento, pois exigem esforço extra do corpo para serem processadas. Entre os alimentos fontes de proteína neste contexto, estão os peixes tilápia, robalo e linguado, e os mariscos, lagosta, mexilhão, ostras, camarão e carangueijos. A dica é que estes alimentos sejam cozidos ao vapor, e ingeridos em companhia do espinafre, por exemplo. Um molho de tomate com limão também será eficaz.

Selecionamos alguns alimentos que, alem de funcionais e nutritivos, podem te auxiliar no controle da gordura.

 Pêra

 Ricas em fibras, as peras ajudam a pessoa a sentir saciada,   o que evita que a mesma coma demais nas refeições  principais.Concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 gramas – quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama,.Além disso, o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária de fibras, que é de aproximadamente 25 gramas por dia.

Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon. Mulheres que comeram três pêras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta. Uma pera antes da refeição ajuda a amenizar a “fome de leão”, porém deixe a casca! A maior parte da fibra esta lá!

Grapefruit e suas irmãs

Ingerir metade de uma grapefruit ou tomar seu suco antes de cada refeição pode ajudar na perda de até meio quilo por semana, mesmo que você não mude absolutamente nada na sua dieta. Componentes da fruta ajudam a regular a produção de insulina, um hormônio que está intimamente ligado ao estoque de gordura. Níveis baixos de insulina também contribuem para afastar o apetite por mais tempo pois quando os índices estão elevados, o hormônio estimula o hipotálamo, região do cérebro que, entre outras funções, regula a fome. A laranja-pêra e a laranja-bahia são bons substitutos porque contêm os mesmos compostos e atuam da mesma forma no emagrecimento. As flavonas na laranja ajudam a queimar gordura literalmente, tanto que a laranja (ou o seu extrato) é um ingrediente comum em pílulas para emagrecimento. Coma a casca e a polpa. Cortadas em pedaços, as adicione à salada de espinafres. É também bom acompanhamento para camarão ou simplesmente descascadas, cortadas em tiras.

Banana Verde

Nesse estágio, ela faz a balança se render graças a um amido resistente que ainda marca presença no macarrão integral, no feijão branco, na lentilha, na cevada e no pão com grãos integrais, que têm alto poder de saciedade. Esse amido estimula hormônios que fazem o organismo se sentir satisfeito e sinalizam que é hora de parar de comer. O amido resistente também promove um aumento do peristaltismo intestinal, que pode diminuir a absorção de nutrientes e, conseqüentemente, de calorias

Amêndoas

Comer um punhado de amêndoas por dia, juntamente com uma dieta saudável, poderá ajudá-lo a secar gordura . As amêndoas, assim como outras frutas oleaginosas como nozes e castanhas em geral, melhoram a pele, o cabelo e ainda ajudam o cérebro evitando doenças como Alzheimer! Além das fibras, que afastam a fome por mais tempo, a amêndoa contém ômega-3, gordura do bem que ajuda a estimular os hormônios da saciedade,assim como auxilia no controle do LDL (o colesterol ruim).Também é riquíssima em vitamina E, que regula os hormônios sexuais tanto no homem como na mulher. Nele, a amêndoa facilita a formação de massa magra. E, quanto mais massa magra, maior a queima de gordura.
Ótimas para deixar na sua mesa para pequenos lanches ou picadas e adicionadas à iogurtes, granolas e vitaminas. Possuem muitas calorias e devem ser consumidas com muita moderação.

Morango, mirtilo e framboesa

Repletos de vitamina C e fribras, essas frutinhas ajudam a queimar mais gordura durante os exercícios além das fibras ajudarem com a sensação de saciação, reduzindo o apetite.

 

Canela

  A canela ajuda a controlar a insulina, evitando picos que acabando sinalizando incorretamente para o corpo que ele deve guardar gordura ao invés de queimá-la.
Você pode consumir canela de uma porção de formas diferentes, desde chás até adicionando um pouquinho em sobremesas, iogurte, cereais ou até mesmo no café.

Mostarda

O componente ativo da mostarda, o tumérico, ajuda a tornar mais lento o crescimento de tecido gorduroso.
Você pode consumir as próprias folhas de mostarda ou pode consumir o tempero industrializado adicionando-o a sanduiches, saladas, cachorro-quente, etc.

 Brócolis e Espinafre

 Um dos aspectos mais favoráveis do brócolis na perda de   peso é mais forte ainda do que as fibras. O brócolis possui um agente que luta contra os xenoestrogênios, substâncias que imitam o hormônio estrogênio e causam o aumento do açúcar no sangue, levando invariavelmente ao ganho de peso e comprometimento da saúde do sistema cardiovascular. O espinafre, assim como o brócolis, é riquíssimo em cálcio, que por sua vez, é um mineral que ajuda a reduzir a quantidade de enzimas produtoras de gordura, além de ajudar na quebra das gorduras.
Cozinhe o brócolis no vapor para que ele não perca suas propriedades nutritivas. O espinafre pode ser consumido cru, refogado ou em recheios de tortas, lazanhas,etc…

Feijão branco

Eles são carregados de amido resistente, um poderoso queimador de gordura (meia xícara tem quase 10 gramas de amido resistente). Se você comer feijão branco com outros alimentos ricos em amido resistente, na mesma refeição, você pode queimar 25% mais gordura do que de outra forma, segundo pesquisadores da Universidade do Colorado, EUA. O feijão-branco ajuda a emagrecer, porque ele tem uma proteína de reserva. Não só o feijão-branco, os feijões todos têm, mas o feijão-branco é o mais utilizado para isso, para este fim. Ele tem uma proteína chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Então, ela retarda, inibe essa absorção de açúcares no sangue. Acredita-se, ainda, que o extrato de feijão-branco também seja responsável pela prevenção do diabetes
Além destes benefícios, o consumo de feijão em geral contribui com a saciedade em cada refeição, fazendo com que a pessoa coma menos. O feijão também colabora para o funcionamento regular do intestino, pois possui grande quantidade de fibras. Mas ele somente ajuda a emagrecer quando consumido cru em forma de farinha.
Em saladas: com tomate, cebola, ervas, alho e azeite.

 Chá verde

 Também conhecido como banchá, é considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino. O chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal, pois possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo a cafeína, o que pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. Para aproveitar ao máximo as propriedades, ponha uma pequena porção do chá em uma xícara, aqueça a água até pouco antes do ponto de fervura (não deixe ferver), coloque a água na xícara e tampe por 3 a 5 min. Depois é só coar e beber.


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